16.5.07

Os limites da Ciência

No programa de Int. Filosofia que caducou há dois anos, ainda a temática actual dos poderes e riscos da ciência tinha um outro tema: os poderes, os limites e os riscos da ciência. Apesar dessa referência ter desaparecido, o tema dos limites da ciência continua a estar implícito em toda a problemática epistemológica de um critério de demarcação entre o que é ciência e o que não o é. De facto, mesmo o critério de demarcação popperiano parece excluir não só as pseudo-ciências ocultas, mas também boa parte das ciências sociais e humanas, podendo-se questionar se não será um critério injustificadamente restritivo. Além disso, existe a questão das ciências não empíricas (lógica, matemática), assim como a questão do estatuto de áreas que também se reivindicavam como ciências, tal como a metafísica e a teologia. Finalmente, poder-se-á questionar se não existem vias de acesso à realidade ou a áreas da realidade vedadas aos métodos científicos e que poderão ser trilhadas por outras áreas como a religião (nomeadamente, através da fé) ou a arte. Outra questão ainda que se poderá pôr é a relativa a áreas de investigação que, embora ainda não tenham um corpo teórico, possam estar numa situação pré-científica, susceptível de vir a dar origem a áreas científicas (como no passado já aconteceu) se não forem rejeitadas dogmaticamente: parapsicologia, paranormal, ovnilogia, etc.
A discussão ocorrida na entrada que tem mais comentários e o facto de muitos outros alunos quererem participar na discussão, fez-me dar origem a esta entrada destinada ao debate sobre estes temas: "O que faz de uma ciência, uma ciência?", "As áreas consideradas pseudo-científicas não têm qualquer interesse?", "O para-isto, o para-aquilo é só charlatanice?", "Há realidades acessíveis só à fé e não à razão, ou a fé é apenas o porvir de uma ilusão?", etc., etc.. Há mil e uma vias de tratar estas questões, mil e um temas possíveis, mil e uma perspectivas possíveis. É só vocês quererem.

106 comentários:

AN disse...

Ho stôr nao percebi o que é o que o você pretendeu com este texto. É para o trabalho?

quim disse...

Não, é para o debate. Não leu o debate Liliane-Niza-André? Como, entretanto, esmoreceu e há quem se queira pronunciar acerca dessas coisas, resolvi reiniciá-lo.

AN disse...

ha...ta bem ta bem... LOL

Niza' disse...

Eu acho q uma ciencia, e' aqilo qe se consegue provar atrave's da exprimentação algo cientifico.

"Ciência refere-se tanto a:

Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico– um processo de avaliar o conhecimento empírico;
O corpo organizado de conhecimento adquirido por tal pesquisa."

quim disse...

Então "a ciência é (...) algo científico" - petição de princípio.

Então, diga lá o que acha, por exemplo, da astrologia, da parapsicologia e do paranormal.

Niza' disse...

Deixe-se de falácias stor, farto delas tou eu.

Astrologia nao considero como ciencia como stor diz, e' uma pseudo

quim disse...

Mas pq?

AN disse...

"A mitologia greco-romana está cheia de fatos sobrenaturais. Fatos estes presentes também na Idade Média. Fenômenos de feitiçaria eram comuns da época, as civilizações primitivas viviam temerosas com o sobrenatural. O homem moderno tem ouvido falar de castelos e casas assombradas, de facas e mesas que se movem e transmitem mensagens, de pessoas simples que falam línguas que nunca aprenderam, de objetos que parecem surgir do nada. O mistério existente nesses fenômenos sempre esteve entre nós, mas só a algum tempo despertamos nossa curiosidade para a descoberta de seu significado.
A pseudociência (já que não pode ser chamada de ciência por não preencher os modernos critérios de cientificidade) que tem por objetivo a comprovação e a análise dos fenômenos paranormais, à primeira vista inexplicáveis, que apresentam porém, a possibilidade de serem resultados das faculdades humanas é chamada de parapsicologia.
Dar uma definição precisa ao termo paranormal é algo um tanto quanto delicado, mas em um sentido geral, a palavra é usada para os ditos fenômenos que parecem transcender as leis naturais e que estão fora dos limites da experiência normal. Tudo o que não é explicável pelos conhecimentos científicos existentes é considerado paranormal.
O que define a paranormalidade de certos fenômenos é o fato de os cientistas não poderem referendar sua existência ou ocorrência com uma explicação ou teoria considerada plausível. Por exemplo, os fenômenos parapsicológicos tais como a telepatia, telecinese, clarividência e a precognição são exemplos típicos do paranormal, pois, em certos casos, não podem ser aprovados e explicados pela ciência atual.
A verdadeira parapsicologia não atribui fenômenos aos espíritos dos mortos, pelo contrário, refuta totalmente a comunicação dos mortos, acredita que existam fenômenos tais como telepatia, hiperestesia direta e indireta, xenoglossia, telecinesia, dentre outros, e os estuda e explica como sendo causados não por espíritos, demônios ou coisas do tipo, e sim causados pelo nosso próprio inconsciente."

CIDE disse...

Ciência ou Pseudo-ciência era a distinção que Popper quis fazer na sua investigação. Não se trata apenas de experimentação, mas também de investigação e de "falsificação". É o esforço científico de provocar os erros para melhor se aproximar da verdade e/ ou realidade.

P.S. Convido esta Turma participativa a visitar o Blog "Direito à Diferença", que pertence a uma Investigação de Área Projecto de 12º Ano.


Luís Mourinha

Peladinho' disse...

nunca mais vi a lilliane a postar.. espero k n tenha sido por minha causa.. acabei por pedir desculpas sinceras e tudo!

Peladinho' disse...

stor.. o meu trabalho projecto pode ser sobre chernobyl ? sou eu e o Niza

AN disse...

Em relação a coisas paranormais, cuta-me a acreditar que sejam reais... tinha um dia que ver isso! Fazer objectos moverem-se á distância? "Prever" o futuro? nao me parece...eu pergunto-me como é que o stôr nao acredita nas pessoas que dizem ver ovnis e coisas desse tipo, e depois acredita em fenómenos paranormais...!

Susanna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Niza' disse...

Peladinho, começa ja' a pesqizar cenas sobre Chernobyl!

Niza' disse...

Dialógico said...
Ciência ou Pseudo-ciência era a distinção que Popper quis fazer na sua investigação. Não se trata apenas de experimentação, mas também de investigação e de "falsificação". É o esforço científico de provocar os erros para melhor se aproximar da verdade e/ ou realidade.

Concordo plenamente.
Com a exprimentacao prova-se a falsidade/verrdade das coisas mas eu curto mais de qd e' para provar a falsidade de uma coisa.

Susanna disse...

tipo onde andam os ovnis??

quim disse...

Andreia: podia agora dizer ao pessoal o que quer dizer cada um dos palavrões; eu, por exemplo, não sei o que é a xenoglossia.
Dialógico: Espero que tenhas melhor sorte que eu com o Martin Luther King. Embora discutam isso ao vivo, parecem ter algum problema online. E obrigado pelo contributo (especialmente útil para a pequenina turma de psicologia).
André: Ainda falta aí uma hora para ela estar online.
Andreia: Mas desde quando é que você ouviu eu dizer semelhante coisa?

quim disse...

Já houve uma data de pessoal a dizer que queria tratar Chernobyl. Oh! pessoal! sejam mais originais! Infelizmente, não faltam desgraças no mundo. Investiguem, por exemplo, o que aconteceu ao Mar de Aral. É qualquer coisa gigantesca, bué da apocalíptica. Ou ao lago Chade. Ou o que está a acontecer por todo o mundo em virtude do aquecimento global.

lilianne disse...

peladinha estou aki

quim disse...

Vocês que são de Economia, não podiam, por exemplo, explorar a explosão demográfica, suas causas e consequências?

lilianne disse...

stor desculpa lá isto não tem nada a ver...mas olhe adorei ver os filmes do loter king...foi um grande homem

quim disse...

E não comentou?

Peladinho' disse...

lilianne disse...

peladinha estou aki

peladinha nao!! podes continuar com o andre :)

AN disse...

nao..o stor nunca dixe... suponho eu que o stor acredite. Por as perguntas que fez ao Niza, supus que acredita-se...

lilianne disse...

pessoal...o k acharam dos filmes do Martin Luther King...era um grande homem,defendeu os direitos dos negros mt bem...infelizment não há muitos Luther King hoje em dia neste mundo em que vivems...

lilianne disse...

desculpa andré...

AN disse...

Xenoglossia - termo criado pelo fisiologista Charles Robert Richet para identificar o fenômeno no qual pessoas identificadas como médiuns falam ou escrevem em línguas que eles e, geralmente, o público presente ignoram, porém que se tratam de línguas existentes hoje ou que existiram no passado.

Peladinho' disse...

andreia ja foste ver isso ao wikipedia!!!

quim disse...

A Filipa que está aí já me viu a provar a existência de Deus e eu sou ateu. E, no caso, só fiz perguntas.

AN disse...

Peladinho: Claro querias que fosse onde? LOL

Stôr: pois..lá está. O stôr para umas coisas mantém a sua maneira de pensar até ao fim, e nao há nada que o faça mudar, e depois noutras coisas tem várias maneiras de avaliar as coisas.. por ixo é que eu nao consigo "descutir" consigo! nunca o consigo perceber...

lilianne disse...

andreia s tu conseguisses perceber o stor eu aplaudia-te...lol...o str é mt complicado porque achas que é stor de filosofia...

AN disse...

Pois..e o que me põe mais raiva é que o stôr pensa sempre que ele tem razão, e que as coisas da ciência nunca são como os cientistas o transmitem e nao sei quê.. tenho grandes "discusões" com o stôr na aulas... né stôr! xD

Peladinho' disse...

eu percebo o stor em alguns sentidos.. voces é k nao sao "nem carne nem peixe", acreditam em umas coisas depois nao acreditam noutras relacionadas com a mesma..

lilianne disse...

andré se achas mesmo que somos nem carane nem peixe dá lá um exemplo k acrditems numa scenas e noutras no msm assunto não

Peladinho' disse...

ah isso nao e dificil.. em relaçao a ti basta vermos uns posts dakela interessante conversa..
e com a andreia agr n tou me a lembrar de nada apesar de ela ser minha colega.. mas depois digo.te hoje n tou com cabeça para muito mais!

lilianne disse...

lol...á tá desculpe lá... e então e tu andré o que achas sobre o racismo???

AN disse...

quem devia tar ca apra responder a exa pergunta era o niza... -.-' tinhamos ja debate!

lilianne disse...

porke ele é racista

Peladinho' disse...

o racismo para mim é o facto de as diferentes raças humanas se julgarem superiores umas ás outras, pode ser por caracteristicas fisicas, que é na maior parte das vezes, ou por acharem-se uns mais inteligentes k outros.. para mim e tudo treta, essas
coisas de genocidio e escravidao, somos todos homo sapiens apesar de haver culturas mais avançadas e outras menos..

Peladinho' disse...

ah ja agr n sou nada racista gosto de tudo.. caucasianas, mulatas cabritas, tudo mas prefiro as latinhas :P

Niza' disse...

Eu acho q cada qual devia tar no seu pai's e os q nao sao portugueses punha-se n1 barco e mandava-os po's 'africa!

Niza' disse...

Cala'te peladinho tu e's um calcasiano racista ao ma'ximo

Peladinho' disse...

*latinas
niza ta calado k kem n te conhece diz logo k es racista!!

Niza' disse...

Nao gosto de Romenos, Ucranianos, Pretos, Chineses GOSTO de brancos puros o resto pa mim e' MERDA.

lilianne disse...

niza olha eu sou prtuguesa e tenho descendecia africana e agora??...tenho msm direito d estr aki como tu

Niza' disse...

sem ofensa a ningem claro tenho amigos pretos :o

lilianne disse...

entãos és falso

Niza' disse...

Stôr o stor acha q as pseuda-ciencias podem denominar-se "ciências" ?

Peladinho' disse...

ya e tu es um carapinhoso k keria ter cabelo liso como o meu

lilianne disse...

eu sou racista sim sou msm mas só com a raça cigana...d resto pra mim é td igual...e s tds difeçem d ir pras suas terras como diz o niza...meu caro niza portugal estava lotado d gente pork há mtas portugueses na terra dos outros

Niza' disse...

fds .. falso ? NAO GOSTO daqeles pretos q vêm pa' ca' roubar e tratar mal os da minha raço. Em certa parte ate' acho q os extremistas têm razão :o

Niza' disse...

Peladinho qerias era ter uns caracois sexy's como's meus :D

lilianne disse...

e os brancos k roubam e matam...as prisoes n tem só pretos e outras raças sem ser a raça branca

Peladinho' disse...

fdx.. voces gostam e de falar mal dos ciganos mas o k é certo e k tao la todos os sabados a comprar DVD pirata e roupa da dolce e gabana.. se n fossem eles tao bem amanhados voces

lilianne disse...

andré olha eu ká n gosto d ciganos nem vou ás praças para os invitr...pork n gosto msm dels

Peladinho' disse...

lilliane mas um facto é k em portugal
apesar da maioria da populaçao ser branca como voces dizem.. nas prisoes portuguesas e exactamente o contrario
sabes me explicar pk ???

lilianne disse...

e acabo por n ter moral pra estr aqui a descutir este assunto porque tmb sou racista

lilianne disse...

olha sabes o k eu t digo...é k como este pais é mt mt mt racista como poem os pretos e outras raças d parte por raçismo eles revoltam s...

Peladinho' disse...

bem.. se portugal é racista.. o k sao os outros ?? do tipo inglaterra.. frança.. tantos outros

lilianne disse...

e tu sabe isso mt bem...do tipo ...á noite há um assalto e depois as testemunha dizem sempre á porque era um individou alto e preto

lilianne disse...

sim eu sei k lá fora tambem é por de mais o racismo...e até k portugal não é dos piores não senhor...ai concordo ctg

Niza' disse...

Epa' omg eu nao acerdito no q li, tas'me a dizer q os pretos roubam matam pqe a gente nao gostamos deles ? LOLADA

Peladinho' disse...

isso é verdade, mas tambem se dizem isso e por alguma razao..
sabes ao k me refiro..

Niza' disse...

Para mim sinonimo de mitra ladrão e' ver um preto de nike shox chapeu tn calaçs de fato treino e argola de ouro e a mitica bolsa da lacoste :)

lilianne disse...

niza n é por isso...mas sabes k eles dps fikam racistas pork tmb n são bem recebidos

lilianne disse...

hahahahahah niza desculpa lá...mas há tanto branco com essa caracterista e de abuso ainda querem falar kriolo á pois...

Peladinho' disse...

bem vou me deitar
apanha e logo filosofia pa acordar como deve de ser..
Fikem bem * *

Niza' disse...

Epa' so' sei q os pretos tb rejeitam os brancos se for preciso e no entanto eu nao ando ai' a assaltar pretos nao va's por esse ponto de vista

lilianne disse...

boa noite andré...

Niza' disse...

xau peladinho, e vê la' se nao me fazes mais connvites pa tomar banho na tua casa LOL <

Peladinho' disse...

AHAHAH branco a falar kriolo inda e mais degradante ver portugues a tentar imitar um brasileiro!!
manti dentro (ahaha)

lilianne disse...

então tmb n vás ao contrario...lol...n keres k pense o contrario d ti ...niza tenho k pensar

Peladinho' disse...

eu disse k podias trazer a rita k tinha gas para os 2

Niza' disse...

O stor anda mt inactivo nos debates. AIAI

quim disse...

Ora, muito bem - a discussão não devia ser aqui, mas tudo bem - diga-me lá o que é um português?
E Andreia - não devia confundir o que vocês pensam que é a ciência com a própria ciência. O que eu sou "contra" como você diz é a maneira como vocês encaram a ciência.

lilianne disse...

:x...ó meus deus...sim mas á mt branco a querer ser como os pretos...á pois...e ao contrario tmb..

Niza' disse...

AH ok ! E'zum fixe ! te'manha

Niza' disse...

Stôr um português e' um cidadão de nacionalidade portuguesa :o e de cor PURA (branca) :o

lilianne disse...

té mnha...

lilianne disse...

hahahah d cor pura...niza n m faças rir

lilianne disse...

pork s calhar na tua familia nem tda era portuguesa...e no entanto tás ká...opahhh deixa t d purezas

Peladinho' disse...

lilliane tens akele som nha princesa
lala LOL!

lilianne disse...

isso é o ke pra eu rir ou ke andré...ya tenho pois keres é??

Niza' disse...

BRANCOS 4EVER

Peladinho' disse...

niza isso de purezas nem venhas.. da logo pa ver k tens misturas.. caucasiano sou eu

Peladinho' disse...

nao tou a gozar eu curto bue.. n sei se ja tenho.. nao é jamice ?

AN disse...

ho Niza se um casal de cor tiver ca a morar e tiverem um filho ca em portugal o puto vai ser preto, e vai ter nacionalidade portuguesa, logo é portugues. ou nao? -.-'

lilianne disse...

olha eu sou mistura da raça branca com raça negra...

Peladinho' disse...

ya niza.. viva o miguel e o nani e outros

lilianne disse...

s kizeres eu mando t na boa ya ya é do jamice...xD

lilianne disse...

eu sou mistura d raça branca com negra e sou tanto portuguesa como tu niza

Peladinho' disse...

manda manda k afinal nao tenho

lilianne disse...

andré dá m o teu mail então

quim disse...

Os ciganos estão cá desde a Idade Média, os negros desde o Renascimento, tudo quanto é povo se enfiou para aqui e depois desta miscelânia, há uma sacrossanta inteligência que começa a mandar o pessoal "para a sua terra"? Talvez a Al-Qaeda tenha razão e os árabes devessem ocupar de novo o Al-Andaluz. Pela lógica do Niza, tinham mais direito a ela que os "brancos puros" que devem ser os pedófilos ingleses que andam roubar criancinhas no Algarve.

lilianne disse...

boa stor...adorei

lilianne disse...

olha stor inda n vi nehum pedofilo preto!!!hmmmm bem plo mens k teinha sido noticia...xD

lilianne disse...

andré plos vistos gostas d musica africana...e kuase aposto k o niza no seu mp3 tmb deve ter alguma..xD

Peladinho' disse...

eu gosto um pouco de tudo.. kuduro entao.. na discoteca nao ha melhor :D

Niza' disse...

LOLADA nao vou comentar.
Musica africana ? nem q fosse a unica q existisse. Para mim house so' e ma nada.

Stor qek pedofilos tem a ver com ciganos e arabes ?

Se houvesse pedofilos pretos as criancinhas morriam com a abertura do buraco com q iam ficar :\

Niza' disse...

Peladinho tas'te a armar em africano pa qe ? Deixa de ser mentiroso nem gostas de kizomba pa qek tas ai' ja' nos coros

Peladinho' disse...

ahah es msm cabrao mentiroso
kuando eu levo grandes batidas no meu mp3 dizes sempre
AI aI deixa la levar isso pa eu passar uns sons!

Peladinho' disse...

Se houvesse pedofilos pretos as criancinhas morriam com a abertura do buraco com q iam ficar :\
p.s. essa parte ja tava a espera vinda de ti LOOL

quim disse...

O insulto, a calúnia e a obscenidade são as armas do fraco. Como não tem razões para apresentar, recorre à violência na linguagem.

Sófi_andrade disse...

Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça superior e outra inferior, o Mundo estará permanentemente em guerra, discussões, insultos, enfim..É uma profecia, stor, mas todo o Mundo sabe que isso é verdade.. e se nao sabia, acabou de saber!

quim disse...

Não estava para responder mais ao Niza, mas aqui vai: quem associou o crime a uma raça (ou várias) foi, em primeiro lugar, você. Quanto aos árabes, é uma pretensão que surge nos panfletos da Al-Qaeda: a de mandar para a sua terra os cruzados que ocuparam o Al-Andaluz, ou seja, os reinos cristãos da Península Ibérica. Quando se procura refazer, remendar ou concertar a história como você pretende, dá-se origem a disparates destes - que, no entanto, têm antecedentes recentes - veja a história da fundação da Libéria ou de Israel.

Carolina disse...

peço desculpa mas nao vou conseguir comentar este post pq eu só em riu! Peladinho - Niza - Lilianne QUE TRIO MEU DEUS!!!!
agora vou continuar a rir porque isto é mesmo de loucos!