17.5.07

Crash

Na sequência da exibição do filme Crash nesta semana, abro esta entrada com objectivo de comentar e discutir o filme, tendo em conta os conteúdos já leccionados relativos à categorização social, à discriminação, a atracção e a agressão, a influência social, a identidade social, o conflito e a cooperação, os grupos e o papel das minorias. Esse comentário pode ser alargado a outras pessoas, podendo-se falar de outros temas e obras (cinematográficas ou não), incluindo o trecho exibido do Senhor dos Anéis. Porém, gostaria que se centrassem nas temáticas que tenham alguma relação com o filme e não se dispersassem como aconteceu noutros debates. Evitem, igualmente, insultos e obscenidades. Têm o msn para os dizer, não precisam vir para aqui fazer isso.

4 comentários:

E_Viegas disse...

Crash, um bom filme que apresenta como varias vidas se cruzam entre si juntamente com acontecimentos da actualidade. Este filme demonstra vários estereótipos, elementos de discriminação e revolta, varias maneiras de pensar que levam a tomar atitudes e decisões que influenciam o mundo a sua volta. Este filme e um exemplo da violência existente nos Estados Unidos, arrisco a dizer que essa violência predominante nesse pais e por exclusiva culpa dos seus governantes e do seu ideal que todos tem o direito a de se defender algo que possa ser uma ameaça, isso leva a liberalização de armas de fogo eu chamo isto de violência gratuita. Os estereótipos deste filme passa por aquela situação de que as vezes pessoas são culpadas por coisas que outrora outras fizeram, dai se criam esses estereótipos. Neste filme explora se muito o tema do Racismo, sendo este o tema principal, contendo varias cenas em que isso e demonstrado claramente cenas como a do policia e do irmão do detective, a do policia que tem o pai doente com a secretaria negra..entre muitas outras.

Em relação ao Senhor do Anéis a minha opinião e muito simples, felizmente temos regras no campo de batalha..isso e chamado ROE (Rules of Engagement) mas regras que hoje em dia raramente são cumpridas e quando isso acontece quem não as respeita são os maus neste caso Sauron, mas isto não aconteceu neste caso quem não as respeitou foram os bons, acto de tal ordem violenta mesmo depois de pressão psicológica sobre o inimigo em relação a Frodo ter sido torturado, isso levou Aragorn a ter uma atitude lamentável visto ele ser Rei e ter o papel de alguém tão digno,alguem que depois de concretizar este acto faz um discurso eXcelente.

quim disse...

Muito bem Emanuel. Desconfio, porém, tendo em conta a turma, que este vai ser o único comentário. Se me enganar, peço desculpa. Não estou a ver a "raça superior" a vir aqui comentar o filme e o que ele envolve.

Ruben Sacramento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruben Sacramento disse...

Boas noites.. pelos vistos o stor esta' enganado ^^

bem eu nao tenho muito a dizer pois o Emanuel ja' disse o que o filme tem de dizer.. Mas dando a minha opiniao sobre o filme
Crash ja' e' para mim um dos meus filmes favoritos, e' simplesmente soberbo, e' simplesmente um filme que causa bastante impacto por causa dos seus preconceitos e atitudes hipo'critas. Nao foi por acaso que ganhou Um Oscar (penso eu).

Se alguem vier ver estes comentarios que nao seijam da turma recomendo a que vejam este filme.
Sem mais nada a dizer.. R.S