17.5.07

Verdade como compromisso e a nossa "política"

Durão Barroso prometeu baixar os impostos e, assim que foi empossado, aumentou-os. José Sócrates garantiu não os aumentar e, ainda mais rapidamente, aumentou-os brutalmente. Os mais velhos lembrar-se-ão do célebre "read my lips" de George Bush pai. Mas o mais interessante nos dois anteriores é que justificaram as quebras das promessas com o facto de terem encontrado uma situação desconhecida, quando boa parte da crítica aos anteriores governos incidia sobre essa situação só depois tornada desconhecida. Perderam os nossos governantes completamente a vergonha ou nunca a tiveram? Que sociedade é possível se nenhum compromisso é fiável? Como se pode exigir aos jovens que cumpram compromissos, com os exemplos dados pelos nossos políticos? Será que a existência de um sistema multi-partidário é incompatível com a verdade?
(Entrada feita a pedido da Helena, muito embora vocês possam fazer novas entradas.)

4 comentários:

Niza' disse...

Durão e Socrates q parzinho mais gay.

E_Viegas disse...

As vezes o que e o certo..não e o mais certo..eu sou da opinião que muita gente deste pais prefere viver na mentira do ver o que realmente se passa a sua volta neste caso as pessoas que preferem a verdade são uma minoria. Todos nos sabemos que estes políticos usam argumentos falaciosos para conseguirem chegar ao poder, a questão que se põem e, se estes últimos governantes não são os certos, onde e que esta a pessoa indicada para este cargo? e como e que saberemos se ela e a pessoa certa pra estar la?nao podemos esquecer que este pais esteve mergulhado numa crise no tempo de Salazar em que ele fechou o pais ao mundo retirou todo o potencial de uma industria que fez e faz falta a um pais como o nosso. Eu não estou a defender os nosso governantes mas eu acho que de outra forma não se poderia levantar um pais que esta com uma divida externa elevadíssima, que tem os seus próprios problemas internos e com um passado tao negro. Lord Acton e o autor desta frase ''O Poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente'' será que quem esta no poder conseguem mesmo ser sincero e honesto?

quim disse...

Duas morais da história: primeiro, cada qual tem os políticos que merece; segundo, mesmo que, por milagre, alguma vez, tivéssemos um político de valor, o seu sucesso implicaria a destruição desse valor.

Luís disse...

estes politicos portugueses prometem prometem mas n cumprem, e emquanto o povo portugues n interiorizar isso e obrigar os politicos a cumprir as suas promessas este pais nunca mais avançara nem sera mais agradável de viver.