22.5.07

A situação no Mar de Aral

Para verem que as catastrofes ecológicas não se resumem a Chernobyl, eis aqui um outro exemplo. Para irrigar e transformar em terras agrícolas vastas áreas das estepes da Ásia Central, sobretudo destinadas à produção de algodão, as águas do Amu Darya e do Syr Darya que alimentavam o mar de Aral, foram sistematicamente desviadas para os canais de irrigação, provocando, a pouco e pouco, a redução das dimensões do mar, estando, hoje, reduzido a um quarto da área original (1960 - 68000 km2; 2004 - 17160 km2). Aparentemente, a situação não é pior devido ao influxo proveniente de correntes subterrâneas. A salinização quer do lago, quer das terras resultantes do recuo das águas, e a deposição de químicos, nomeadamente, resultantes dos fertilizantes e pesticidas usados a montante, tornaram a região inóspita, levando ao abandono da região por grande parte da antiga população, sem recursos para sobreviver, e ao desenvolvimento de doenças cancerígenas e pulmonares entre a população remanescente. Pior ainda, verificou-se que boa parte do desvio das águas (em algumas estimativas, a maior parte) é destinado ao desperdício por falta de impermeabilidade dos canais e por evaporação (repare-se que se tratam de terras, originalmente, desérticas ou semi-desérticas). O antigo mar dividiu-se nos anos 90 em dois lagos menores e ameaçava dividir-se em três em 2003. Recentes medidas do governo casaque têm vindo a melhorar a situação na secção norte do Mar de Aral.

Paralelamente a esta situação, com muitos pormenores aqui não referidos, outros assuntos interessantes são os efeitos das instalações de investigação e deposição de resíduos de armas biológicas localizadas numa antiga ilha situada no meio do Aral, assim como os actuais interesses na exploração de petróleo e gás na zona.


Legenda das fotos: Redução progressiva do Mar (1964; 1985; 2003). Navio abandonado. Antigo porto de Aral. Antigo mapa do Aral e da sua bacia hidrográfica.

2 comentários:

AN disse...

Desde ja aviso que este tema é do meu grupo!
Por isso ninguém faz! -.-'

Tou a brincar..=P Mas pronto, podem evitar fazer! xP

VJoao disse...

Bom tema, pena o meu grupo estar cheio de gente interessada : D