13.5.07

O que é a verdade?

"Jesus: Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Pilatos: O que é a verdade?" (João, 18, 37-38)

Faço minha, para vós, a pergunta de Pilatos.

24 comentários:

CIDE disse...

La Palisse diria: "a verdade é a verdade". Eu digo: "quem me dera saber responder a essa pergunta"

CIDE disse...

Seja como for, a verdade é (deve ser)isso (quid)de que andamos à procura. Penso que cada vez estamos mais perto de saber.

Penso que não será isso "que parece a cada um", segundo os Sofistas, nem aquilo que apenas possa ser "contemplável",o Bem platónico.

Luís Mourinha

Nádia disse...

loool...verdade é o contrario da mentira...ha ha ha tou a brincar stôr..

quim disse...

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida." (João, 14, 6)
Como se pode ser a verdade?

quim disse...

Não precisa de ter medo de opinar "baby". O que disse tem que ver com uma das concepções de verdade que iremos ver na próxima aula.

Nádia disse...

ainda bem stor..porque ja tenho os miolos keimados so de pensar em como hei-de responder a essa questao loool é sem duvida muito complicado responder a isso!

Nádia disse...

va stôr a loira burra vai responder ..nao se assuste!!
Esta questao é sem duvida muito complexa, mas...a "verdade" deve ser a sabedoria de interpretarmos as coisas no ponto de vista dos seres humanos, ou seja, o ser humano ao dizer sempre a verdade nunca será rejeitado pelo resto da comunidade..pah stor desisto looooooooooool

Nádia disse...

Stôr prefiro esperar pela proxima aula...so tou a dizer porcaria...! mas aqui vai o pensamento do dia: " Eu sou a verdade " loooooooooooool

mGomes disse...

A verdade é a realidade como ela é ! Como o dialógico citou em cima : " A verdade é a verdade " , por um lado concordo apenas porque a verdade depende um pouco da forma de pensar de cada pessoa e tambem temos de ter em conta o que é dito . Eu acho que a verdade depende muito da nossa experiencia e do nosso conhecimento , porque amanhã pode sair no jornal q os cientistas arranjaram uma cura para uma doença qualquer e daqui a uns tempos saber q é mentira . Coisas ditas/contadas por pessoas à sempre a possiblidade de ser mentira e não estarem a contar a verdade !
Setor já não tenho cabeça para mais . desculpe lá xD . depois na aula se quiser eu concluiu o meu raciocinio . LOL
Abraço ;)

mGomes disse...

A verdade consiste em aceitar as coisas tal como elas são...ao longo dos anos fomos criados e ensinados a ver as coisas como nos ensinaram a vê-las .
A cultura, os hábitos,a ciência, os meios de comunicação...tudo isto contribui para em olhar-mos para um certo objecto ou ser vivo e atribuir-lhe um nome ou forma...Não quero repensar se uma "maçã" será mesmo uma "maçã"...dai nasce a filosofia que tanto contribui para a ciência mas dai nasce também a dùvida em aceitarmos as coisas tal como elas são...Hoje estamos aqui...amanhã podemos não estar, para quÊ desperdiçar esta duvida de que a unica certeza que temos dela é a morte..."Carpe Diem"...Amanhã pode não haver momento;) []

Anónimo disse...

hum vamos lá entao responder, melhor tentar néh lol a verdade é o que nós acreditemos que seja verdade até que alguém prove o contrário. looool

quim disse...

Qual o oposto de verdade? Falsidade ou mentira? Ou outro?

Nádia disse...

Acho que o oposto de verdade é mentira e falsidade ao mesmo tempo, ambas tem quase o mesmo significado pk uma pessoa ao ser falsa de certo estara tbm a mentir e vice-versa, por isso se houver diferença será muito pouca ou nenhuma.

AN disse...

"Mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode seruma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte."

AN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AN disse...

Respondendo á pergunta do stôr, mentira corresponde ao contrário de veracidade e não de verdade. O contrário de mentira, segundo as pesquisas que fiz, o contrário de verdade em filosofia é o erro.

AN disse...

(correcção)
Respondendo á pergunta do stôr: mentira corresponde ao contrário de veracidade e não de verdade. O contrário de verdade (centrando-me nas pesquisas que fiz) segundo filosofia é o erro.

quim disse...

Estou espantado Andreia, muito bem. No entanto, o equívoco da "Baby" advém de o termo falso também ser equívoco. Falso é o contrário de verdadeiro, mas inclui tanto a mentira como o erro. A mentira só pode ser verdadeira se existir um erro a mentir. Porém, também se utiliza falso no sentido de desonesto - e não só por mentir, mas por deformar, ocultar, omitir, induzir em erro, fazer falsas promessas, argumentar sofistacamente, etc.. Da mesma forma, em sentido oposto, utiliza-se o termo verdadeiro. De qualquer forma,aquilo que diz Andreia corresponde, exactamente, à mais tradicional e mais prevalecente concepção filosófica.

quim disse...

Dito de outra forma, em relação à mentira: para mentir, é necessário que o mentiroso julgue saber qual é verdade e diga, deliberadamente, algo diferente como verdadeiro (julgando saber que é falso); a mentira pode ser um enunciado verdadeiro quando aquilo que o mentiroso julga que é verdadeiro, afinal está errado, e aquilo que ele julgava que era falso e que tentava fazer passar por verdadeiro, afinal está correcto. Pode também acontecer que esteja errado quanto ao que julgava verdadeiro e, mesmo assim, aquilo que julgava falso, continuar a ser falso.

Helena disse...

a menina carina também já ca vem é? xD

eu gosto desta materia sobre a verdade, que é algo universal, como o niza disse, depende de pessoa para pessoa! para algo ser verdadeiro tem de ser testada e se ela ao ser testada mostrar-se infalivel, é porque afinal não é falsa.


+ 1 valor na nota final stor! e olhe que isto nao tirado nos sites que andam por ai lol

quim disse...

Carina?

E_Viegas disse...

Verdade = Concordância com os factos ou Realidade.

E Facto que 2+2=4
E também facto que o planeta Terra faz parte do Sistema Solar..
posso considerar isto Verdade?
Nao?humm..Será mentira? ou Falso?
Isto chama se Realidade Objectiva..neste caso verdade incontestável..

''Os Factos são os argumentos de Deus..''

''Hoje estamos aqui...amanhã podemos não estar, para quÊ desperdiçar esta duvida de que a unica certeza que temos dela é a morte..."Carpe Diem"...Amanhã pode não haver momento;) []''

Se todos pensássemos assim não tínhamos passado da Idade da pedra..

quim disse...

Essa é, de facto, a mais tradicional das acepções filosóficas e científicas, mas não é a única. Quanto à sua crítica ao Miguel, é perfeitamente justa, mas ele também poderia dizer "para que quero saber do progresso e da evolução? eu quero é saber da minha vida. e quem me diz que eu viveria pior na idade da pedra do que nesta idade cheia de maquinetas?" Repare que eu estou a fazer o papel de advogado do diabo.

Clepsidra disse...

Depois de todas estas persistentes reflexões, farei minhas, as palavras do singular António Aleixo:
" P´ra Mentira ser segura
E atingir profundidade,
Tem que trazer à mistura,
Qualquer coisa de Verdade"

... Recomecemos então:
Afinal, o que é a verdade?