19.5.07

5º Teste

Matéria:
Caracterização do conhecimento vulgar (51-58); Senso comum e ciência (70-77); também para esta comparação contribui a caracterização geral da ciência (60-61); Objectividade (62-64 e 86-90); Positividade (64-65); Racionalidade (65-66 e 86-89); Revisibilidade e Autonomia (66-67); O método experimental (78-81); Verificacionismo/positivismo (82-83, 119-120 e apontamento); Crítica de Popper ao positivismo (apontamento); Teoria da falsificabilidade (83-84 e apontamento); Demarcação das pseudo-ciências (apontamento).
Muitos dos textos de apoio entre as páginas 92 e 100 são fundamentais para todos estes temas.
Para os temas dos riscos da ciência, deve ser lido o conjunto do capítulo (108-146). Aí, podem-se encontrar razões para os problemas mais específicos que irão tratar. Entre os problemas específicos, serão abordados: Problemas ecológicos (125-128); Problemas da globalização (129-131); Problemas da bioética (132-134 e 178-180); De uma ética antropocêntrica a uma ética cosmocêntrica (143-150). Além destes, serão ainda abordadas as concepções de verdade (156-164).
Essas concepções são abordadas em geral nas páginas 158-159, sendo depois tratadas especificações de cada uma delas. Como disse na outra entrada, os temas serão apresentados de forma mais inteligível para aqueles que nem sabem o que é um livro: em vez de aletheia surgirá "Verdade e manifestação"; em vez de veritas surgirá "Verdade e testemunho"; e em vez de emunah surgirá "Verdade e compromisso".
Assim, sempre pode ser que inventem qualquer coisa que tenha que ver com o tema. Quanto à verdade como perspectiva, deixo ao critério dos alunos a possibilidade de se referirem a ela, tendo em conta que se trata de uma concepção muito popular entre os jovens. Saliento, porém, o que já salientei nas aulas: o facto de se admitir o carácter perspectívico da verdade não anula nem a experiência do erro, nem o exercício da mentira.
Uma última nota: foi abordada nas aulas a concepção de T.S. Kuhn. Não a peço, especificamente, no teste, até porque ninguém irá fazer, agora, o exame. Porém, se, no próximo ano, for ressuscitado o exame de filosofia e alguém o fizer, visto o autor não estar tratado no manual, convirá virem ter comigo para arranjar material adicional. (O mesmo se diga para aquela definição de conhecimento tratada com base num outro manual e relativa à matéria do 2º período.)

Deixem aqui as vossas dúvidas para o teste, que o mestre Narciso vai-nos tirá-las certamente :o

2 comentários:

quim disse...

Eu queria o grupo do Google para estas questões mais pragmáticas, até porque tudo o que lá se ponha vai por correio electrónico para todos, mas, se querem aqui, tudo bem. Pelo menos, o Niza teve a coragem de fazer a primeira entrada. Mutos outros disseram que iam fazer uma mas foi só garganta.

bea disse...

stor eu vou fazer uma.. mas ainda tenho de pensar bem o q vou postar x)

beijinhos*