6.5.07

Chernobyl

Se julgam pouco relevante o tema "Os riscos da ciência e da tecnologia", imaginem que acontecia numa das centrais nucleares junto à nossa fronteira o que aconteceu em Chernobyl e que este era o vosso filho nascido já após o desastre. Reparem que, embora o desastre fosse na Ucrânia, o país mais largamente atingido a longo prazo foi a Bielorrúsia (tal como poderia ser Portugal em relação à Espanha - já houve, aliás, incidentes menores em Espanha). Não sei onde meti um conjunto de fotografias que há alguns anos recolhi e onde se mostravam horríveis deformações em crianças nascidas após o desastre - talvez um pouco mais de horror que um criança extremamente doente com leucemia ou com doenças hepáticas, ajudasse, pelo medo, a criar um pouco mais de consciência. De qualquer forma, se isso não fosse suficiente para despertar consciências, não sei o que poderia ser...


Como parte do lixo que pulula na net, existe agora um esforço de muita gente para branquear o que aconteceu em Chernobyl (assim como outros o tentam exagerar). Trata-se de algo semelhante aos revisionistas nazis que negam o holocausto. Aliás, também o holocausto ou as guerras massivas poderiam ser temas a tratar no âmbito dos riscos da tecnologia. Não se matam milhões de pessoas sem tecnologia e sem, sobretudo, uma mentalidade técnica, como bem sublinha um filósofo que, infelizmente, teve um passado nazi (Heidegger). Neste como noutros casos, preocupem-se em verificar a credibilidade do 'site' de onde retiram os dados. Por exemplo, neste caso, existe um respeitável 'site' das Nações Unidas, através da sua delegação na Bielorrússia, que valeria a pena consultar.
Isto é apenas mais um exemplo de tema. Temas que envolvem a desgraça humana como efeitos do progresso tecnológico, é, infelizmente, coisa que não falta. Ao calhas, outro tema: investiguem o que aconteceu ao mar de Aral na Ásia central ou ao lago Chade em África (e também os efeitos nas populações). Outro ainda de que tive conhecimento recente através da greenpeace: a situação resultante nas áreas de investigação nuclear da antiga URSS.
Temas não faltam. Vontade de trabalhar um pouco e sensibilidade relativamente a estas questões é que podem escassear. E proponham outros temas, mesmo que não os tratem, para aqui os discutirmos e até poderem dar ideias a outros colegas.

4 comentários:

MissCasanova disse...

É verdade que quando chega a hora da verdade poucos são aqueles que se chegam a frente para enfrentar as consequências. É sempre mais fácil culpabilizar os outros ou atenuar as coisas, ignorá-las. É a raça Humana no seu expoente máximo de egoísmo a superar todo o resto.
Somos extremistas por natureza? Talvez. Uns preocupam-se em escandalizar outros em encobrir o mal que se faz...mas será que alguém se preocupa realmente em remediar o que foi feito?
Sempre ouvi dizer que é pior a emenda que o soneto (?) penso que seja assim, mas não sei se neste caso concordo...não se pode voltar atrás isso é certo, mas em vez de tentarmos passar a batata quente uns para os outros deveriamos preocupar-nos,sim, com quem sofreu sem ter culpa dos erros daqueles que os cometeram. Penso que é possivel garantir uma melhor qualidade de vida a estas crianças que levaram por tabela sem pedirem e que tem de aguentar a dor e o sofrimento e talvez nem tenham direito a ter uma vida decente.
Afinal de contas o que é importante?
Ajudar quem precisa antes de mais nada, ou criticar incessantemente como se fossemos todos muito cultos e inteligentes (não estou a dizer que não o sejamos), mas com desastres destes a acontecerem,acho que inteligente é agir e não 'teorizar' sobre o assunto só porque é muito bonito e bem-visto.

(Peço desculpa plos erros ortográficos mas pronto já tou casanda e já não dá para se escrever adequadamente =X)

Beijinhos*

Vanessa Casanova

quim disse...

Até que enfim que vejo alguém a fazer o que era pedido. Parabéns! Não sei, porém, porque não se inscreveu no blog.
Não sei se agir sem nexo que é o que acontece quando não se reflecte quanto aos princípios a seguir, será a melhor a solução não só para este caso, mas também para os que virão (porque, infelizmente, pode ter a certeza que virão).
Quanto à sua pergunta de há bocado, a que eu não respondi, se a motivação para ela advém de alguma insegurança que sinta acerca do que estava em questão, posso-lhe dizer que não tem qualquer motivo para se sentir insegura. Se se tratava de simples curiosidade quanto à minha opinião, não me parece que a minha opinião tenha, nesse domínio, qualquer interesse para si.

MissCasanova disse...

Ahahaha, obrigada stor!



Quanto á sua resposta obrigada mas a questão surgiu por mero tema da conversa na aula xD era só mesmo a aluna Vanessa Casanova a disparatar xD de qualquer forma,obrigado :x

Beijinhos*

bea disse...

aqui esta um tema ao qual eu me interesso bastante..
so nao o utilizo como tema de trabalho pq ja a muitos a fazer sobre o mesmo..
beijinhos*