20.5.07

O racismo latente na linguagem

Um dos mais enraizados sintomas de racismo na nossa linguagem reside na forma como evitamos usar o termo "preto" para não sermos racistas. Utiliza-se "negro" por eufemismo, como se o termo "preto" designasse algo abjecto, indigno ou obsceno. O próprio facto de usar o termo "negro" é indicativo da aceitação do sentido pejorativo do termo "preto". Eu próprio tenho, por vezes, que o usar, para não perder tempo a explicar a minha posição, sobretudo em situações em que me dou conta da existência de opiniões racistas. Em tais contextos, a utilização da palavra "preto" é interpretada como um código de discriminação e de cumplicidade em tudo o que essa discriminação acarreta. Para que tal situação fosse invertida, seria necessário que, como aconteceu nos Estados Unidos, existisse uma afirmação cultural contraposta de valorização da identidade negróide. Pior ainda é a utilização do termo "de cor", tentando evitar a expressão directa de uma realidade muito desagradável. Nem vale a pena dizer quanto é absurda a expressão, como se os caucasóides fossem cristalinos, sem cor, e os negróides fossem produtos de uma coloração, como que manchados.

Não deixa de ser interessante o facto de "mulato" não ter, em geral, conutação pejorativa, quando a raiz da palavra é mula - o que dificilmente poderia ser mais insultuoso. Pelo contrário, os mestiços são incluídos nos manchados e, por extensão, nos "pretos", como se ter parte da sua ascendência negróide anulasse a ascendência caucasóide (provavelmente, devido à concepção da mancha que anula a natureza cristalina.) Assim, tenho visto que os racistas mandam para a "sua" terra tanto pretos, como mulatos. E, é claro, negam sem a mínima hesitação qualquer possibilidade de miscigenação nos "brancos" portugueses, nos mais de cinco séculos de contactos mútuos, apesar da presença óbvia de traços negróides em muitos desses "brancos puros", persistentes apesar da diluição desses traços, ao longo das gerações, nas características maioritárias.

Outra atitude curiosa do racismo mais generalizado e mais covarde, é o encerramento dos dichotes racistas com a declaração "estava a brincar". É interessante que nunca ouvi uma piada de um benfiquista contra o Benfica, nem de um branco relativamente aos brancos. É triste que, por vezes, membros dos grupos minoritários, para serem aceites na sociedade mais vasta, sintam ter a necessidade de gozar com o seu próprio grupo - isso é parte do ritual para ser aceite como um indivíduo "porreiro", "apesar de ser", por exemplo, "preto" ou "loira" ou "gordo". As piadas discriminatórias são, apenas, uma forma covarde de agressão. Um membro de um grupo que se julga dominante nunca faz piadas acerca do seu próprio grupo. As piadas e os dichotes são uma forma de afirmar ou consolidar o seu domínio, e também de manter ou consolidar os laços de cumplicidade com os outros discriminadores.

É neste quadro que se costuma dizer que o povo português (estando-se, sempre, a referir, exclusivamente, aos brancos) não é racista ou, pelo menos, não é muito. Diz-se isso num quadro enraizadamente racista que vai do subliminar até ao racismo mais patente - quem declara que o povo português (branco) não é racista perante tal realidade óbvia, apenas está a patentear o seu racismo covarde, o tal racismo do "era só a brincar".

1 comentário:

Diannee disse...

Claramente o Racismo é uma violação de direitos humanos e da dignidade humana.Contudo, é uma situação que já vem na decadas dos nossos avós e que existem ainda alguns precunceitos em relação ao "preto e a sua linguagem". Pois o racismo é um sentimento adquirido, ninguem nasce racista. Da mesma maneira,nenhuma pessoa tem o direito de descriminar outra só pela cor da pele, pela sua linguagem, pelo o seu sotque, pelo o seu lugar de nascimento, pelos os seus habitos de vida, pela sua origem e tradições etc..
A discriminação racial é um problema que nos atinge a todos, e não podemos eliminar. pois ainda existem preconceitos porcausa do "preto".. pois eu acho que todos os nos somos humanos! e todos nos temos direitos! ou o branco é mais k o preto?
pois uns dizem k o preto é k é mau, levam os brancos a ter os mesmos habitos, alguns partem pra a violencia,uns nao fazem nada da vida se n roubar e por ai fora. eu cá nunca tive preconceitos e nao tenho nada contra o racismo! e acho k cada um é como é, e cada um faz o k é melhor para si! nao á um ditado antigo k diz:" branco k kdo esta doente fika amarelo; branco kd esta maldisposto fika verde; branco apanha sol fika vermelho e depois preto; branco quando leva porrada fica roxo; preto que é preto esta sempre da mesma cor!" se eu saiba na epoca dos descobrimentos foi o branco que descubrio os paises Lindos (como angola moçanbique) né?!
eu gostava de saber porque raio existe tanto preconceitos por causa do "preto"?! parece k é o culpado no meio disto tudo?! ACHO K O RACIUSMO era dantes...
é uma das perguntas k por mais a ciencia tenha estudado ainda nao arranjou soluçoes para -este problema onde existe ainda tanto precoceitos!?
por a cso eu sou uma pessoa muito assosiavel e gosto de me lidar com toda agente! gosto de intregar-me nos grupos "amizades" e preceber quais os objectivos ineresses, gostos etc.. e por acaso tive uma altura k xeguei a lidar so com pretos( grupo de amigos da escola basica)
e agora por exemplo namoro com um mulado ( k inda por cima nem é prto nem e branco) e por exemplo gostava de saber ou tentar preceber porque os meus pais tem contra "pretos"?!
eu sei k existem pessoas k pessam k os pretos levam logo a maldade?! porque?
e se um branco em vez de nascer branco , nascesse preto, como sentiria?! eu acho k tambem nao gostava ne?! porque kem ouve ser falado mal, nao gosta ...

há k ver isso.. e faxer uma junção , tipo experiencia! e tentar preceber porkê algumas pessoas sao racistas?!!