24.5.07

O desastre de Bhopal





Em 1984, numa fábrica da multinacional americana Union Carbide situada em Bhopal, na Índia, a libertação de um gás venenoso de um contentor de armazenamento devido à destruição de uma válvula sob pressão excessiva, provocou a morte quase imediata de milhares de pessoas e continuou a matar, a pouco e pouco, outras milhares ao longo do tempo, sendo, ainda hoje, a causa de inúmeras enfermidades que encontram tão pouco acompanhamento médico, como se encontram números exactos relativos à catástrofe. Só 20 anos depois as vítimas sobreviventes começaram a receber indemnizações, num acordo muito criticado entre a Dow Chemichal (que adquiriu a Union Carbide) e o governo indiano, tendo este último acordado o encerramento definitivo de toda a disputa. As pessoas, porém, continuam a sofrer.
Legenda das fotos: A idosa da foto sobreviveu em estado grave mas toda a família morreu. Criança não identificada. Cremação em massa. Crânios abandonados após a investigação médica.

4 comentários:

lilianne disse...

fg stor as imagens são chocantes...e só d pensar que a culpa destes desastres mundias acontecerem é "nossa"...ainda mais triste fico com o ser humano!!!
o ser humano só para ganhr dinnheiro não tem respeito por nada nem ninguem nem mesmo por eles proprios...Mas o mais giro é que os americanos não se lembraram de fazer esta fabrica lá na terra deles que espaço é que não lhes falta. enfim o ser humano hoje em dia é uma vergonha.

Åŗčħ_Ęήęmŷ disse...

concordo com a lilianne as imagens sao chocantes a da criança entao... Mete raiva eles abandonarem os esqueletos apos as investigaçoes... Normalmente este tipo desastres mundias acontecem por causa dum erro humano(por exemplo chernobyl) ou por causa dum ataque covarde ( Hiroshima e Nagasaki). LOl...concordo outra vez ali com a lilianne...

Carolina disse...

chocante mesmo. tiram me os 2 as palavras da boca. e que falta de respeito pá! 20 anos depois é que indenimizam? quantas pessoas é que nao morreram nesses 20 anos? so pagam e ajudam quando ja nao ha mais nda a fazer e ja nao esta la ngn para se revoltar!

Luís disse...

o ser humano e uma criatura despresivel k faz todo o possivel para tornar a sua estadia na terra o mais agradavel possivel. e ao ver estas imagens, fico cada vez mais revoltado entao kuando atandonaram os eskeletos apos a investigaçao, uiii, isso deixa m fora d mim.
para concluir, gostava de dizer k koncordo kom a lilanne, o arch enemy e a carolina.