24.5.07

A doença de Minamata


Simples descargas de uma fábrica (Chisso Corporation) no Japão deram origem à doença. Outras em Niigata, também no Japão, continuaram-na. As descargas continham altos teores de mercúrio. Ascendem a cerca de 3000 as vítimas reconhecidas da doença. Descubram o sofrimento que está por detrás da fotografia.

5 comentários:

lilianne disse...

"Doença de Minamata é uma síndrome neurológica causada por severos sintomas de envenenamento por mercúrio. Os sintomas incluem distúrbios sensoriais nas mãos e pés, danos à visão e audição, fraqueza e, em casos extremos, paralisia e morte."

"Por anos, a Corporação Chisso escondeu seu uso de mercúrio dos olhos do público. Em 2 de novembro de 1959, um tumulto de pescadores locais destruiu a propriedade da Chisso Corporation. Este ato de violência teve o efeito de atrair a atenção pública japonesa para o assunto.

Em 1968, o governo japonês reconheceu a fonte da contaminação e a contaminação química finalmente parou."

"No total, mais de 900 pessoas morreram com dores severas devido ao envenenamento. Em 2001, uma pesquisa indicou que cerca de dois milhões de pessoas podem ter sido afetadas por comer peixe contaminado. No mesmo período de tempo, foi reconhecido que 2.955 pessoas sofreram da doença de Minamata. Destas, 2.265 viveram na costa do mar de Yatsushiro."

Carolina disse...

obrigada pela informação lilianne. casos de experiencias feitas com a sociedade sem esta ser avisada de coisa alguma é dos mais banais que por aí correm. também sei de um que era uma avioneta nos estados unidos que dizia que despejava umas coisas quaisqueres sobre as casas e jardins para matar as largartas e veio-se a descobrir que era plutonio. nao sei se estou 100% correcta mas é so um exemplo de que por vezes somos usados como cobaias em situaçoes graves e preocupantes e nem nos apercebemos. e estas, sao as experiencias que se vêm a descobrir, sabemos lá nós aquelas que já nos fizeram e nunca nos passou pelo real juizo.
ps: acho que aquilo que espalhavam pelos jardins dos usa, as pessoas tinham sido avisadas que nenhum mal lhes faria té descobrirem o que realmente era! nao quero errar mas era algo parecido.

Diannee disse...

Se toda a água doce do planeta fosse distribuída para a população total, cerca de seis bilhões de pessoas, cada um de nós receberia uma cota de dois bilhões de litros de água.

Visto dessa forma, parece que existe muita água para todos, não é mesmo? Mas infelizmente a situação não é tão agradável assim. Por razões geológicas, há no planeta regiões com muita água, enquanto outras são verdadeiros desertos. Outro agravante é o enorme consumo de água pelas industrias. A fabricação de uma simples latinha de refrigerante, por exemplo, necessita de, aproximadamente, 28 litros de água. Assim, torna-se previsível que a crescente industrialização da sociedade, aliada à poluição ambiente, venha a afetar dramaticamente as reservas mundiais de água potável.
É por estas razões que as autoridades públicas devem estar sempre atentas à qualidade de água de rios e mananciais.
Minamata parece acordar de um longo e terrível pesadelo. A pequena cidade costeira do sul do Japão viu, em setembro de 1997, o que há dez anos parecia impossível: a retirada das redes que dividiam a baía em uma área e peixes contaminados por mercúrio e outra livre do metal. Era o fim\de uma amarga história que começou há cerca de quarenta anos, quando surgiram os primeiros casos de um mal até então desconhecido, que provocou 887 mortes até agora, deixando seqüelas em outras 2209 pessoas. A chamada doença de Minamata, que afeta o sistema nervoso central, é um envenenamento provocado por mercúrio, mais precisamente por um composto chamado dimetilmercúrio, Hg(CH3)2. Os principais sistemas são o descontrole do dos membros, perda de equilíbrio, redução dos sentidos em geral, além de distúrbios mentais.
Em Minamata, a forte reação popular forçou as autoridades e a indústria responsável a tomarem medidas energéticas quanto à assistência das vítimas e também quanto à despoluição da baía. Apesar de a situação da Amazônia ser bem mais conhecida que a de Minamata por ocasião do surgimento da doença, as medidas mitigadoras aplicadas na baía japonesa – como a drenagem os rejeitos e o controle da pesca – não poderiam ser adotadas na Amazônia e pouco poderia er feito além do tratamento das vítimas.

Enquanto o desastre de Minamata pode ser considerado acidental, dado o pouco conhecimento da época sobre a química ambiental do mercúrio, um incidente desse tipo na Amazônia, hoje, certamente poderia ser considerado um crime.

por isso á que ter em conta isso!

Ana disse...

a carolina diz e bem, "é so um exemplo de que por vezes somos usados como cobaias em situaçoes graves e preocupantes e nem nos apercebemos", sou da mesma opiniao.
Por vezes as pessoas são inseridas em experiencias/estudos mesmo sem saber.
Enquanto isto nao acabar, nunca que teremos os mesmos direitos. Acho que os paises menos desenvolvidos tem maior probabilidade de sofrerem por estas causas. Nunca que as diferenças vao acabar entre raças, culturas, etc.

Mônica Lima disse...

Nossa, me ajudou muito.
Adorei saber mais um pouco...
O blog tá muito bem formulado e de excelente conteúdo.
Parabéns.