23.9.07

Texto de debate para os alunos do 10º ano de filosofia

"Admite-se que importa ter estudado as (...) ciências para as conhecer e que só em virtude de um tal conhecimento se tem o direito de sobre elas proferir um juízo. Admite-se que, para fazer um sapato, se deve ter aprendido e exercitado, embora cada um tenha no próprio pé a medida do sapato e possua mãos e nela a habilidade natural para a ocupação requerida. Só para filosofar é que não se exigem nem o estudo, nem a aprendizagem, nem o esforço."


Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Acrescentaria que qualquer um cantarola no duche e não se considera, por isso, um músico; que qualquer um pode verificar as contas do supermercado e não se considera, por isso, um matemático; qualquer um faz rabiscos para se distrair e não se considera, por isso, um pintor, etc.. Porém, qualquer bêbado se considera filósofo por dizer duas ou três larachas sem nexo. Qualquer um pode ser matemático, músico, pintor ou filósofo. Mas só relativamente à filosofia é que há quem pense que todos os homens, só por pensarem, sem qualquer excepção, são filósofos. Poderá isto ter sentido?


15 comentários:

Tiago disse...

Não. Como foi dito nos exemplos, não se é camtor só por cantar no duche, etc, depende da forma de pensar. Se pensar-mos que 1+2 são 3, só estamos a mandar "bitaites" sem nexo. Mas se pensar-mos porque é que 1+1 são 2, se formos ao fundo da questão, aí sim, estamos a ser filosóficos. Mas também não acho que todos podem ser cantores, ou matemáticos só por quererem. =/ É preciso pensar nas coisas.

quim disse...

Muito bem. O primeiro comentário com "substância". Parabéns. Já agora: porque é que então há tanta gente que pensa que todos somos filósofos, pelo menos de vez em quando?

quim disse...

Tiago, não sei quem você é porque não se inscreveu no blog. Assim, não posso avaliar os comentários.

Tiago disse...

fui eu lol. n sei se já da para avaliar =S.

quim disse...

Não, ainda não está inscrito como membro. Presumo que seja o Tiago Cordeiro (que nas fotos está indicado como Corona, não sei porquê). De qualquer forma, parabéns pela coragem. Mesmo depois das provocações da aula de 6ª, só você comentou o tema.É verdade que um colega também comentou entradas do ano lectivo passado. Talvez esses temas sejam mais interessantes. De qualquer forma, também teremos temas mais polémicos e concretos ao longo do ano, mais lá para diante.

Tiago disse...

fui agora ao site que tinha no mail, era só para ver se FINALMENTE isto tava a funcionar! -.-

Terra do Nunca disse...

A meu ver, muitos se acham capazes de ser filósofos sem saber sequer o que é filosofar, sem saber sequer o que é a filosogia.
Porém eu acho que todos os Homens podem ser filósofos, uma vez que a filosofia, se é um dom, é um dom que é atribuido a qualquer ser humano. A diferença é que há poucos interessados na arte da sabedoria e é muito mais fácil não pensar!

Biana

SusanaBolinhas disse...

Na minha opniao , acho que a filosofia está penetrada no ser de toda a gente . Todavia apenas algumas pessoas a querem descobrir e aprofundar .

eugenio_a.k.a._don_papa disse...

eu acho que todos os homens sao filosofoss... todos pensamos sobre as coisas mesmo que nao queiramos, mas por vezes nao temos é paciencia para pensar mais....se alguem da uma opiniao sobre algo nos por vezes pensamos sobre isso mas sem nos esforçarmos porque alguem ja formalizou uma opiniao e nos por perguissa nao vamos contradizer nem discutir... a filosofia rasta é essa mesmo... dizemos algo e se alguem nos contradisser nos nao vamos discutir quanto mais nao seja pela armonia nao se transformar em discussao... quem diz que algo é assim sem procurar a origem das coisas é ignorante mas nao deixa de pensar por si mesmo...simplesmente nao o quer fazer por perguissa...ou talvez por medo...ha homens que nao tem a perguissa de pensar mas tem por vezes o medo ou a vergonha de contradizer a opiniao aceite pela sociedade e dai serem rejeitados... ha homes que pensam e por vezes ate a opiniao deles é a mais correcta e nao sao aceites na sociedade porque sao diferentes... como por exemplo galileu que quando tentou provar que era a terra a girar em torno do sol (teoria heliocentrica) e nao o contraria (teoria geocentrica) foi obrigado a desmentir a sua propria teoria e foi morto na fogueira...

Shiro disse...

Bem para podermos discutir isto eu acho que primeiro temos que ver que para sermos filosofos basta termos uma opiniao a cerca de um qualquer assunto seja ele ciência, arte, etc... desde que consigamos prova-lo com argumentos e nao respondermos as pessoas quando nos perguntao porque pensamos assim com um simples "porque sim" ou "porque e o que se diz". Por isso como todos os homens podem ser artistas ou matemáticos tambem podem ser filósofos, desde façam o que qualquer verdadeiro filosofo faria:
observar (o que o rodeia), ponderar (sobre o que viu), colocar (o seu ponto de vista) e argumentar (para defender a sua tese).

Tiago Costa disse...

Eu acho k toda a gente tem um bocado d filósofo dentro d si. Tal como no exemplo toda a gente tem um bocado d cantor e d filósofo porque toda a gente consegue fazer perguntas a si próprio e pensar por si próprio. Acho k todos têm um pouko d filosofia dentro d si, apesar d poder não s aperceber disso. Toda a gente sabe pensar mesmo k não seja uma pergunta de muita elaboração ou d muito raciocino.

quim disse...

Eu tento não interferir nas opiniões,mas tenho que emendar os dados de facto. Eugénio, Galileu não morreu na fogueira, mas sim de morte natural, após muitos anos de prisão domiciliária. Outros morreram, mas ele não. Por exemplo, o filósofo contemporâneo de Galileu, Giordano Bruno.

Zona Jovem disse...

Eu acho que todos os homens e mulheres no Mundo são filósofos de si próprios... Cada um de "nós" vê como aceita, reage e sente os problemas. Toda a gente tem a sua própria ideia e pensamento, que é muito importante. Pegando no que a Biana disse... Nós nem nos aprecebemos que, por vezes, estamos a pensar como filósofos. Aquela ideia do iluminismo e que nós somos a maior parte das vezes influenciados pelos outros depende muito de quem falamos... Muitas pessoas não levam a questão a fundo e deixam-se influenciar, outras não. Se 1+1 são 2 é porque lhe foi destinado essa razão e sempre será... Tal como a vocação de cada um: Por exemplo: "ele sabe cantar melhor que eu, mas eu sou melhor a dançar que ele!". A filosofia é assim... Todos a temos, mas só alguns a treinam e "aparam".

Jorge Fresco; 10ºD

Coiso do Coiso disse...

Bem... Analisando bem a questão talvez todos nós possamos ser filósofos desde que saibamos exprimir as nossas opiniões de forma clara, concisa e com base em alguma tese com nexo.
Mas por outro lado existem algumas pessoas que acham que jamais vão conseguir dizer alguma coisa filosofica (por falar nisso, muitas boas pessoas dizem que filosofam muito por dizerem coisas disparatadas ou por utilizarem frases feitas como por exemplo: "só sei que nada sei"), mas a meu ver estão enganadas, desde que nós queiramos pensar em algo por nós próprios e elaborarmos a nossa opinião estamos a ser filosoficos. Nunca podemos é deixar que a cobardia e o medo se apodere do nosso "eu filosofico".

Andreia disse...

Na minha opinião, todo o ser Humano tem dentro de si a arte de filosofar. Cada um tem a sua própria ideia, a sua própria opinião o que é importante, pois não vamos depender dos outros. No dia-a-dia deparamo-nos com situações em que a Filosofia está presente, mas não nos apercebe-mos. Tal como diz no exemplo, qualquer um canta, dança, desenha, etc. mas não se considera filósofo, pois para o ser, temos que ter noção das coisas que fazemos, das ideias que temos e como as usamos.
Andreia, 10ºD