L'enfant sauvage
Abro aqui o primeiro espaço para debate deste ano lectivo, motivado pela exibição (apesar dos problemas logísticos no 10º J) do filme L'enfant sauvage de François Truffaut.
Gostaria que considerassem as seguintes questões: se os genes são determinantes na formação da personalidade, como compreender que não assegurem as características específicas mais básicas do ser humano quando o indivíduo é privado de contacto com outros seres humanos? Ao contrário, será, então, que os genes em nada influenciam a formação da personalidade?
Poderão, em vez de responder às questões, salientar os aspectos que julgaram mais relevantes, por exemplo, características que consideramos universais no ser humano e que a criança não tinha, ou aspectos da evolução da criança. Aliás, poderão fazer os comentários que entenderem que se relacionem minimamente com o filme ou com a matéria. Tenham coragem que ninguém vos morde.
10 comentários:
Mesmo ter sido “privado” de contacto humano e ser de certa maneira um selvagem conseguiu aprender algumas coisas no filme é claro que não é tão rápido como um ser humano normal , vai ter mais dificuldades e levar mais tempo a aprender mas isso não significa que não aprenda a escrever e a ler. E de maneira nenhuma é uma doença, apenas a aprendizagem vai ser diferente .
Não é tão rápido? Diga-me k criança humana consegue o k ele conseguiu em 9 meses, considerando, ainda por cima, a sua habituação à floresta e a estruturação mental para isso? Aliás, na próxima aula, vamos examinar um caso de umas indianas k mostra k até foi bem rápido (na H e na J, já vimos esse caso).
Há sempre cessões ,ate podia ser “sobredotado” quem sabe .
Em relação à primeira pergunta eu acho que os genes não têm em nada que ver com a personalidade, o que faz a personalidade de uma pessoa é o que a envolve enquanto cresce, as suas memórias e não os genes. Os genes podem sim influenciar no modo como essa pessoa "interpreta" as suas vivências. ;D
Hoje analisámos o outro caso similar a este, o tal das duas raparigas indianas k cresceram no ceio de uma alcateia... Mt sincerament parece-me que foi bem mais "facil" ao Victor aprender a comportar-se como um ser humano "normal" do k para as meninas indianas... E isto pelo motivo k o stor referiu na aula: elas tinham uma sociedade antes de serem trazidas para a sociedade "normal". Elas viviam com os lobos, logo, comportavam-se como lobos... Se formos a ver bem, o Victor n vivia com ninguem mesmo.. andava pra la perdido e, atenção, ele n vivia, ele sobrevivia... sim pk andar sozinhu na floresta é sobreviver a todas as adversidades k esta lhe impoe. So esse simples factor foi determinant para a rapidez e facilidade com k o Victor e as meninas indianas, e mais a Kimala se adaptaram à sociedade civilizada. Se ele anteriormente n se encontrava inserido em sociedade nenhuma, "bastou-lhe" aprender a viver numa... Axo k o processo pelo qual ele passou é o mesmo k os bebés k crescem ao lado das suas familias humanas normais (isto soa mal, mas ta bem) passam... So por dizer k ele em 9 meses ja sabia mt mais... Foi kuase como k escrever numa tabua rasa: nao havia nd, foi-se escrevendo, ele foi ganhando conhecimento, e foi aplicando... Aprendeu a rir e a xorar, a xpirrar.. Algo k kk um de nos faz naturalment, a ele foi necessario estimular afectos e desafectos para k soltasse um riso ou uma lagrima... Agora, como adaptar uma criança k vive com lobos a uma sociedade normal em 9 meses? Impossivel.. elas ja n eram uma tabua rasa, mt pelo contrario.. a tabua delas estava mais k preenchida... foi necessario apaga-la toda e re-escrever td de nv... n se faz isso em 9 meses... pergunto-me se algum de nos sobreviveria sozinhu no meio da selva depois de 19 anos (no meu caso) a viver numa sociedade civilizada e humana... N me parece k aguentasse mais k um mes...
Sim senhor, mad being (que não é nada "mad"), é isto mesmo que se pretendia em termos de comentário. Muitíssimo bem.
Já agora mad being não faço ideia de quem seja, visto não se ter inscrito no blog.
O contacto humano é importante para o crescimento de uma criança,
porque é um suporte de aprendizagem fundamental, pois tal como nós enquanto crianças não sabemos comportarmo-nos em sociedade só com o passar do tempo e com a educação que recebemos quer dos nossos pais quer da propria sociedade em que vivemos conseguimos interiorizar determinados comportamentos.
Sem dúvida uma película imperdível... que pode ser um excelente instrumento pedagógico.
Cumprimentos.
http://www.fotografia9c.blogspot.com/
P. S.
Ficaste bem filosófico, Quim, com o facalhão atravessado na mioleira!
Abraço!
Carlos Coentro
http://www.fotografia9c.blogspot.com/
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