23.9.07

Texto de debate para os alunos do 10º ano de filosofia

"Admite-se que importa ter estudado as (...) ciências para as conhecer e que só em virtude de um tal conhecimento se tem o direito de sobre elas proferir um juízo. Admite-se que, para fazer um sapato, se deve ter aprendido e exercitado, embora cada um tenha no próprio pé a medida do sapato e possua mãos e nela a habilidade natural para a ocupação requerida. Só para filosofar é que não se exigem nem o estudo, nem a aprendizagem, nem o esforço."


Georg Wilhelm Friedrich Hegel


Acrescentaria que qualquer um cantarola no duche e não se considera, por isso, um músico; que qualquer um pode verificar as contas do supermercado e não se considera, por isso, um matemático; qualquer um faz rabiscos para se distrair e não se considera, por isso, um pintor, etc.. Porém, qualquer bêbado se considera filósofo por dizer duas ou três larachas sem nexo. Qualquer um pode ser matemático, músico, pintor ou filósofo. Mas só relativamente à filosofia é que há quem pense que todos os homens, só por pensarem, sem qualquer excepção, são filósofos. Poderá isto ter sentido?


22.9.07

L'enfant sauvage

Abro aqui o primeiro espaço para debate deste ano lectivo, motivado pela exibição (apesar dos problemas logísticos no 10º J) do filme L'enfant sauvage de François Truffaut.

Gostaria que considerassem as seguintes questões: se os genes são determinantes na formação da personalidade, como compreender que não assegurem as características específicas mais básicas do ser humano quando o indivíduo é privado de contacto com outros seres humanos? Ao contrário, será, então, que os genes em nada influenciam a formação da personalidade?
Poderão, em vez de responder às questões, salientar os aspectos que julgaram mais relevantes, por exemplo, características que consideramos universais no ser humano e que a criança não tinha, ou aspectos da evolução da criança. Aliás, poderão fazer os comentários que entenderem que se relacionem minimamente com o filme ou com a matéria. Tenham coragem que ninguém vos morde.

20.9.07


Primeira unidade do 10º ano de Filosofia

Os textos de apoio, as actividades e os apontamentos para este primeiro período, estão disponibilizados em formato word no seguinte endereço de um grupo google: http://groups.google.pt/group/riskici/browse_thread/thread/6d6a7b582910a409?hl=pt-PT
É só transferir para o vosso pc.

Boas vindas aos alunos de Área de Integração e do 10º ano de Filosofia

Agora que chegam, pela primeira vez, a este espaço de debate e reflexão, na vossa condição de neófitos, comecem por ter coragem. Não sei se é verdade que, dos fracos, não reza a história. Mas, pelo menos, neste blog não serão notados. Em breve, surgirão aqui temas de debate e de reflexão. Mas vós mesmos podereis trazê-los aqui e mostrar uma coragem ainda maior que o do simples comentário. O futuro é dos audazes.